• Compartilhe
    indicações, listas, livros

    Filmes para ler

    05 de maio de 2016

    O livro foi lançado em 2014, mas vale muito a indicação. 101 Filmes para quem ama moda entra naquela tradição recente dos livros~listas (ao estilo 1001 ou discos ou lugares para ver/ouvir/conhecer antes de morrer). Mas com uma profundidade extra. Ele é o resultado quatro das edições do festival de cinema FilmeFashion, idealizado pela jornalista Alê Farah, realizado em São Paulo entre 2003 e 2009.


     


    10516-101-Filmes-1-507x600


     


     


    Os temas focalizados pela mostra fazem parte da estrutura do livro: musicais, documentários, cinema brasileiro, estilistas por trás das câmeras. O livro, que amplia as indicações até filmes mais recentes, tem ainda a participação de Gloria Kalil – que enfatiza que “o figurinista não se propõe a lançar moda. Ele usa a moda para marcar a personalidade da personagem que ele está vestindo. Só que, às vezes, essa roupa, ou todo um guarda-roupa, são tão envolventes que fazem com que o público se apaixone pela imagem e se identifique com o ator ou com a atriz, querendo então vestir o que eles vestem e viver a história que eles estão vivendo. Bons filmes e bons figurinistas conseguem essa mágica. Aqui, 101 bons exemplos deste encantamento”.


    Entre os filmes destacados no livro estão Sabrina, Cinderela em Paris, Priscilla, Rainha do Deserto, Gigolô Americano, Os Homens Preferem as LoirasA Bela da Tarde, O Quinto Elemento, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, Help (dos Beatles), Terra em Transe, de Glauber Rocha… além, é claro, de Bonequinha de Luxo. O livro, aliás, é dedicado a Audrey Hepburn e Hubert de Givenchy.


    Para quem viu… e principalmente para quem nunca teve o prazer de assistir a uma das obras-primas (não são muitos os que têm mais de uma em sua filmografia!) de Blake Edwards, fica o convite: clique e se maravilhe com a abertura de Breakfast at Tiffany’s, a cena que explica o nome original do filme. Absolutamente inesquecível.


     



     


    O livro foi lançado pela Senac-SP Editora e, se você tiver dificuldade para  encontrar, ele está disponível no site da Amazon, inclusive em versão e-book.  Dá até para ler algumas páginas…


    Gostou?

    Venha até uma das lojas Zendron e conheça nossos produtos. Dúvidas? Entre em contato ao lado!

Posts relacionados

Destaques

Mais vistos

Receba por email

Cadastre-se e saiba tudo em primeira mão.