• Compartilhe
    História da moda, jeans, Levi's

    Quando o jeans virou sinônimo de liberdade

    20 de abril de 2016

    Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada… Ok, os versos são do jingle de outra marca de jeans, a brasileira e descontinuada USTop, da Alpargatas. Mas se encaixa, perfeitamente, no espírito rebelde que passou a ser reconhecido nos jeans, a partir do advento do rock’n’roll, em meados dos anos 50. Ícones da musica e do cinema aderiram ao modelo 501 da Levi’s, espalhando a mensagem: usar jeans era mais do que estar na moda, era ter estilo e ser absolutamente moderno. Quer quatro exemplos que nem precisam de legenda?


     


    levis4


     


    levis3


     


    Já em 1964, as calças jeans se tornaram históricas: passaram a fazer parte da coleção de vestuário do Smithsonian Institution, em Washington. Isso aconteceu dois anos antes do primeiro comercial de TV da Levi’s. A cultura pop estaria ligada para sempre ao denim!


    Uma curiosidade: os rebites de cobre nos bolsos traseiros, que foram os responsáveis pela primeira patente do que se tornaria a Levi’s (e que falamos na primeira parte dessa história, semana passada), foram substituídos, nos anos 60, pela costura reforçada nos cantos dos bolsos. O motivo? Eles eram responsáveis por um efeito colateral indesejado: costumavam deixar arranhões em cadeiras e outros móveis.



    1966

    1966



    levis78

    1978




    Nos anos 70 e 80, a ligação extrema entre os jeans e a cultura pop marcou também capas de discos mais do que famosos. Como Sticky Fingers (1971), dos Rolling Stones, criada por Andy Warhol – e, na edição original, com um zíper de verdade, funcional e que, aberto, revelava uma cueca, para escândalo dos conservadores.



    sticky


    Em 1984, mais uma capa icônica: a do álbum Born in USA, de Bruce Springsteen.


    Born-in-the-USA


    Apenas em 1981 foi lançado o modelo 501 para mulheres! Até então, os jeans eram unissex. As modelagens específicas para cada gênero só se tornaram acessíveis e populares há menos de 4 décadas! O lançamento foi marcado por um anúncio de TV histórico – e com referência ao filme Giant (Assim Caminha a Humanidade), o mesmo mostrado na foto de James Dean aí acima.



     


    Tem mais? Claro! Semana que vem voltamos à deliciosamente pop História do jeans!


    Gostou?

    Venha até uma das lojas Zendron e conheça nossos produtos. Dúvidas? Entre em contato ao lado!

Posts relacionados

Destaques

Mais vistos

Receba por email

Cadastre-se e saiba tudo em primeira mão.